Os seguidores automáticos no Twitter

The “automated followers”

Um dos grandes problemas das redes sociais na www está na forma descontrolada como a maior parte dos seus utilizadores é controlado. Na realidade, a maior parte dos utilizadores das redes sociais não tem conhecimento tecnológicos que lhes permitam controlar a forma como as suas intervenções ou a simples participação passiva é ou não visível no mundo virtual global e de que forma os seus dados podem ser utilizados de forma maliciosa. Até aqui, nada de novo.

O que mais me intriga é o que motivará a maior parte dos chamados “automated followers” no Twitter, por exemplo. Não me parece que a maior parte desses seguidores automatizados tenha por interesse roubar os meus dados pessoais bancários (porque os não divulgo no twitter), não me parece que estejam à procura de dados ultrasecretos sobre a minha vida privada (porque não são assim tão interessantes) e não me parece que tenham por objectivo vir roubar a minha identidade. O que me parece, de facto, é tratar-se de um movimento que tem por objectivo isso mesmo: criar o maior número de seguidores possível de forma automatizada. Serão estudantes de informática testando a sua capacidade de criação de software? serão empresas de informática querendo aferir quem utiliza o quê como software? serão empresas de publicidade querendo analisar quais as tendências em termos de público-alvo e meios de comunicação mais eficazes?

A questão é: o que trazem estes seguidores de útil a mim, como utilizadora do Twitter? Pelo que defini como meus objectivos nesta rede social (ler e aprender novos assuntos, novas tendências, novas abordagens, novas mentalidades, diferentes formas de pensar, ler, ler, ler, melhorar os meus conhecimentos da língua inglesa), não contribuem em nada para mim. Então, decidi utilizar o recurso disponibilizado pelo Twitter: “block”!

One thought on “Os seguidores automáticos no Twitter

Leave a Reply

