Como participar nos Twitter Chats

Os Twitter Chats são conversas sobre um determinado assunto ou tema aglutinados numa “hashtag”, ou seja, numa determinada sigla ou palavra precedida do caracter cardinal # (hash symbol, em inglês).

Antes de participar num Twitter chat

Para participar num Twitter chat, a primeira coisa é saber qual é o hashtag. Verifique quem são os principais participantes e os moderadores, veja os seus perfis e os seus posts mais recentes, de forma a conhecer quem irá estar activo no chat. Tente fazer isto com uma certa antecedência, pois durante o chat não terá oportunidade de seguir e fazer pesquisa. Os chats desenrolam-se sempre em ritmo rápido. Tente descobrir que pessoas mais lhe interessa seguir durante o chat e faça o follow delas antes mesmo do chat começar.

Siga o hashtag mesmo antes do chat começar pois os moderadores irão dar indicações sobre o chat.

Como seguir um hashtag

Há muitas formas de acompanhar um hashtag. Pode começar por efectuar uma busca na própria página web do twitter, na caixa Search, introduzindo #…… (vou utilizar #abcd, que servirá como exemplo ao longo deste texto).

Se utiliza o TweetDeck, o TweetGrid ou o HootSuite pode criar uma coluna do tipo “search” com a #abcd. Pode também definir um alerta (como nos alertas do Google) através do Tweetbeep.

Como participar no chat

Todos os tweets que quiser colocar no chat têm de ter incluídos a  #abcd, Pode fazê-lo no início, no fim ou no meio do post, isolado ou integrado na frase.

A forma mais simples de fazê-lo sem ter que escrever #abcd em cada tweet é utilizar uma das várias aplicações disponíveis no Twitter, que automaticamente colocam essa #abcd em cada post, sem você se preocupar com isso a cada tweet. Eu uso o TweetChat para isso. Só tem que introduzir no topo da página a #abcd, dar permissão de acesso ao seu utilizador twitter e começar a escrever “dentro” do chat.  Uso também uma outra boa aplicação que é o Tweetgrid. Esta é uma boa forma de monitorizar o chat, no qual se define em várias colunas os vários  seguidores que mais nos possam interessar no momento da conversa. O Tweetgrid tem a vantagem de poder criar uma coluna só para o moderador do chat, pois em chats muito activos terá dificuldade em acompanhar o ritmo e poderá perder a informação essencial.

Tanto o tweetchat quanto o tweetgrid são plataformas web (não vai precisar de fazer download da aplicação, utiliza a página web no seu browser habitual). Só tem de fazer o login com o seu username e password por forma a aceder ao twitter de forma automática, pois os tweets que colocar nestes programas aparecem na sua timeline normal do twitter. Utilizando estas plataformas em vez da sua aplicação normal do twitter poderá participar na conversa em tempo real sem ser distraído pelos tweets de outros que habitualmente aparecem na sua timeline e que não estarão a participar no chat.

Exemplo duma tweetgrid já feita:  http://is.gd/bskt9

A partir do momento em que faça o login nestas aplicações, já não precisa preocupar-se em introduzir mais a #abcd. Mas não esqueça: todos os tweets que aí postar irão incluí-la automaticamente. Isto quer dizer que, na sua timeline normal, os seus seguidores irão perceber que está a acompanhar um chat.

O que acontece, normalmente, é que o ritmo de participação é tão acelerado que poderá dar-se conta que está a twittar continuamente. Pode optar por avisar previamente os seus seguidores de que estará ocupado e desculpar-se pelo facto de que irá postar a ritmo intenso. Com isso poderá perder alguns seguidores menos chegados, mas a experiência tem demonstrado que quem participa em chats obtém bastante mais seguidores do que quem não o faz.

Deve participar

Entre na conversa, responda às perguntas do moderador, se as houver, dê a sua opinião, responda aos outros participantes. A discussão e o debate devem fluir normalmente mas respeite os outros participantes, não seja agressivo nem ofensivo, por forma a manter aberto o canal de conversa em que está inserido.

Pode só acompanhar a ler

Pode simplesmente seguir um chat sem participar activamente. Ou pode apenas fazer RT dos posts que achar mais interessantes. Talvez sinta essa necessidade no primeiro chat em que participe pois o ritmo é rápido. É possível obter uma transcrição do chat, às vezes pelos próprios moderadores, ou em http://wthashtag.com/abcd. À medida que for participando, vai sentir-se mais à vontade para acompanhar e seleccionar os pontos de interesse.

Mantenha o tópico

Se quiser discutir em detalhe algum assunto com um dos participantes no chat, saia do #abcd e faça-no na sua timeline normal do twitter. É de boa ética não introduzir links no chat, sendo que alguns chats não o permitem mesmo, justamente para evitar dispersão dos participantes.

Geralmente, o moderador numera as perguntas ou as frases-tópico com Q1: Q2: Q3: (Q de Question, em inglês). Quando responder, também deve referenciar a questão no início da frase, para todos saberem a que se está a referir.

Importante: Para que os outros participantes possam ver os seus tweets, a sua conta de utilizador não pode estar protegida! Lembre-se de desbloquear o cadeado na sua conta antes do chat, em “Settings”.

Após o chat

Continue a acompanhar o chat e comente a sua experiência. Continue a colocar a #abcd nos seus comentários, por forma a que os outros participantes da conversa também sigam o seu follow-up e possam comentar consigo. Tente ler a transcrição do chat, para ficar com uma noção global do que os outros disseram. Continue a utilizar a # enquanto tiver assuntos directamente relacionados que queira comentar.

Crie conexões, comece a seguir novos “tweeps” com quem possa aprender ou que lhe interessem aos seus objectivos pessoais ou profissionais, de vendas, de marketing, de hobbies, seja do que for. Siga os seus blogs, veja os perfis deles, consulte os seus tweets anteriores.

Em suma, comunique, interaja, partilhe, dê feed-back.

Alguns dos twitter chats que acompanho habitualmente:

#PRStudChat – Profissionais, Professores e Estudantes de Relações Públicas – Mensal – @dbreakenridge

#journchat – jornalistas e Relações Públicas –semanal à Segunda-feira – @prsarahevans

#solopr – Relações Públicas – Semanal à Quarta-feira – @KellyeCrane

Outros:

#cookchat – Culinária gourmet – o 1º vai ser no dia 11 Abril 2010- @MattLaCasse

www.tweetchat.com

www.tweetgrid.com

Espero ter sido útil.

Votos de bons chats!

Nota: Este artigo é uma adaptação do artigo “Guide to Twitter Chats”, em Examiner.com, por Valerie Simon @valeriesimon que pode ser consultado em http://bit.ly/3Qa1KY

2 thoughts on “Como participar nos Twitter Chats

  1. Alberto Alencar says:

    Sinceramente, não consegui entender. Li muito rapidamente, desculpe-me.
    Eu só quero ssaber como “colocar” alguma informação ou pergunta em um determinado twitter. Fale-me de uma maneira mais simples possível.
    Obrigado

    • LindaMachado says:

      Olá Alberto,
      Para entender mesmo fácil, tem de ler com atenção e depois colocar em acção. Para ser curto, vá a http://is.gd/bskt9, substitua onde diz Hashtag pelo chat que você quer acompanhar e também substitua igualmente na 1ª coluna. Na 3ª coluna, põe o seu nome twitter @…… Comente se resultou.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s