“O que é o Twitter, em 2 minutos?”, perguntou ele

Pediram-me há dias para responder:  “O que é o Twitter, em dois minutos?” Bem ou mal, respondi:

O Twitter é uma rede social na web, tinha na semana passada 105.779.710 utilizadores registados e tem uma média diária de 55.000.000 tweets (frases colocadas online pelos utilizadores). Os utilizadores usam a rede para publicarem tudo o que pretendem em frases que não podem ultrapassar 140 caracteres mas nestes podem incluir links para páginas pessoais, fotografias, outros sites, etc.

O Twitter é neste momento uma das principais fontes de informação a nível mundial. No seu site são colocadas, no momento em que acontecem, notícias sobre os acontecimentos mais dramáticos ou os mais felizes. Um dos exemplos de utilização do Twitter foi a transmissão de notícias, em tempo real, do temporal na Madeira em 20/02/2010. Antes das televisões, já no Twitter estavam as notícias em primeira mão e contadas pelos intervenientes e testemunhas, com vídeos e fotos. Outro dos exemplos foi o terramoto no Haiti, onde não era possível chegarem as câmaras de TV nem sequer os aviões para aterrarem mas em que todo o mundo ficou a saber de imediato o que estava a acontecer.

O twitteiro mais idoso que conheço no Twitter é uma senhora inglesa que vive num lar e que tem 104 anos feitos! Chama-se Ivy Bean e tem milhares de seguidores na sua conta (@IvyBean104). Um dos twitteiros mais conhecidos é Guy Kawasaki (@guykawasaki) e tem mais de 227.000 seguidores que o lêem diariamente e fazem RT (retweet, ou seja, retransmitem os tweets que ele coloca, para assim divulgarem a informação e lhe mostrarem que o lêem ou apreciam a sua informação). Há já muitos jornais e jornalistas a utilizar o Twitter. Um dos jornalistas portugueses mais lido é o Paulo Querido (@pauloquerido).

O Twitter é muito simples de usar mas requer um período de habituação para se poder entender. A primeira reacção é não gostar mas os que ficam uns dias não resistem e ficam adeptos diários.

Uso o twitter diariamente para recolha de informação mas acima de tudo inserido numa estratégia pessoal que criei em termos de e-learning contínuo. Leio muito sobre Relações Públicas e Marketing (participo em alguns chats como #PRStudChat, #pr20chat, #solopr, #journchat) mas também gosto muito de Fotografia. # é um caracter aglutinador de discussão, indica um tema, um assunto, um grupo, para que possa ser acompanhado de forma mais fácil, agrupada.

Para terminar, a minha conta no twitter é @lindamachado. Siga-me!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s