Empresa de Electricidade da Madeira

Aviso: Este post não é publicidade. É apenas um contributo ou uma homenagem que julgo justa a uma empresa local que bem me tem servido como cliente.

A Empresa de Electricidade da Madeira é a maior empresa regional e uma das mais antigas. A razão da minha menção aqui é que, hoje, ao ver fotografias da minha infância, com poucos meses de idade e acompanhada dos meus pais nos jardins da Avenida do Mar, apercebi-me do quanto esta empresa faz parte do nosso histórico. Chamamos-lhe, aqui na ilha, a Casa da Luz, nome pelo qual sempre foi conhecida e que ainda hoje, apesar da nova imagem de marca da empresa, lhe continua associado.

Até hoje nunca ouvi uma reclamação referente à Empresa de Electricidade da Madeira. Sério! pelo menos, não me lembro de nenhuma. Tem atendimento ao público fácil, tem resposta eficaz às situações pontuais, tem soluções para as empresas, tem promovido as energias limpas e fomentado a poupança de energia, como foi exemplo a troca recente de milhares de lâmpadas normais pelas de poupança.

Para além do bom serviço na distribuição, tem sido um bom exemplo de inovação na utilização da energia. É exemplo disso o investimento nas energias renováveis e nos aproveitamentos hídricos, de que é menção de honra a obra de “Aproveitamento de Fins Múltiplos dos Socorridos – Transformação do Sistema de Inverno em Reversível”, uma obra que teve como base a construção dum túnel de 2 metros de diâmetro por 5 km de comprimento, para acumulação de água para produção de energia eléctrica e que, pela primeira vez na Madeira, foi efectuado com recurso a uma tuneladora. Para orgulho meu, foi executado pela empresa onde até recentemente trabalhei, a Spie Batignolles Europe (em consórcio).

Comprovando a sua importância na história da Madeira, a empresa tem um Museu da Electricidade – Casa da Luz, onde se pode observar antigos equipamentos e variados objectos relacionados com a sua actividade mas também assistir a exposições variadas ou a concertos. Já lá assisti, por exemplo, a um concerto do Madeira Ensemble (Orquestra Clássica da Madeira), onde a maior parte da assistência era constituída por turistas.

Estas fotos mostram o que era a Casa da Luz e o que é hoje a Empresa de Electricidade da Madeira, sempre no mesmo edifício. Fazem parte da minha infância e da minha actualidade. Sou cliente e gosto!

Fonte: http://bit.ly/cWEHcM

Leave a Reply

