palavras de amigo

Transcrição de blogpost por Abel em Terça-feira, Setembro 14, 2010 no blog Também Acho Que Sim

AO MEU AMIGO-IRMÃO DUARTE JOAQUIM


Faz hoje sete dias que perdi um AMIGO que era um IRMÃO.

Chamava-se Duarte e partiu repentinamente.

Já não nos víamos há cerca de um ano e por igual período que não tínhamos qualquer outro tipo de contacto.

Há pessoas, incluíndo a minha, que não são propriamente sorridentes e menos ainda quando estão sós.

Outras pessoas há, porém, que trazem colado ao rosto um sorriso, mesmo dentro da sua solidão.

Dessas pessoas fica-nos sempre essa imagem viva: a do seu sorriso largo e cheio de sol.

O meu AMIGO-IRMÃO Duarte transportava nos olhos, que tão bem lhe traduziam a nobreza da alma, essa luz e transmitia-a sempre aos outros com a generosidade de quem partilha o último naco de pão, quando tem o dobro da fome que nós.

O Duarte partiu ao encontro daquilo que já ele próprio trazia nos olhos – a claridade ela-própria.

Em todos aqueles que o conheceram, e conhecê-lo era, acto contínuo, gostar muito, muito dele, ficou no coração uma janela que dá para o escuro que deixou a sua ausência.

A AMIZADE é uma forma de AMOR e, nessa medida, eu amava-o e sei que ele guardava no seu enorme coração, a qualquer hora das noites da vida, um quarto de hóspedes reservado para mim.

Toda a minha vida terei SAUDADES do meu AMIGO-IRMÃO e mesmo que agora o seu rosto esteja preso ao seu último chão, verei sempre o seu sorriso, que era, do nascer ao pôr-do-sol, a sua respiração.

Adeus, DUARTE, porque sabes tão bem quanto eu que ADEUS significa tão-só “até que Deus nos reúna”!

Só morrerás dentro da moldura da minha memória física quando eu próprio tiver também de morrer para te apertar de novo a mão.

One thought on “palavras de amigo

Leave a Reply

