a propósito de seminários, conferências e outras actividades afins

Se é para ir a um seminário e não questionar nada, não contem comigo.

Longe vai o tempo em que ia a seminários para captação de créditos para o cv escolar ou profissional. Procuro aprender realmente ou despertar a minha sensibilidade e actividade mental para certos assuntos.

As questões que coloco são questões para as quais busco respostas, não são críticas.

Os oradores não devem entender as questões colocadas pela audiência como críticas mas sim como questões de quem busca soluções ou caminhos indicativos para soluções.

Se questões forem colocadas num seminário ou conferência, significa que a audiência está atenta e não a dormir ou apenas à espera de assinar a folha de presenças.

Se os oradores se colocarem em posição defensiva perante as questões colocadas pela audiência, significa que não estão com abertura mental para estar à frente duma plateia de gente interessada. Não estão preparados para a sua função.

Dum seminário ou conferência, gosto de sair com alguns conhecimentos adicionais ou, então, com questionamentos para mim própria.A relação entre o tempo dispensado a ouvir e o tempo posterior a pensar são, para mim, um bom indicador da qualidade do evento.

4 thoughts on “a propósito de seminários, conferências e outras actividades afins

  1. Plenamente de acordo! Acho inclusivamente que a participação construtiva da plateia só enriquece o debate, independentemente do tema.
    Considero que pode ser libertador relativamente à rigidez de uma determinada apresentação a oportunidade de poder responder às questões colocadas. Por outro lado, é sinonimo de um tema que despertou interesse!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s