V Conferência Anual de Turismo – Madeira

Assisti na passada Sexta-feira 13/05/2011, pela primeira vez, à Conferência Anual de Turismo, a quinta que se realiza já na Madeira, numa organização da Ordem dos Economistas.

Sala cheia no Centro de Congressos da Madeira (Casino), com entradas pagas para o público em geral, gratuitas para estudantes. Um leque de oradores, comentadores e moderadores de bom nível, entendedores do assunto em debate, regionais, nacionais e estrangeiros. Um local bem apetrechado tecnicamente, em termos de recursos multimédia, incluindo dois écrans gigantes na sala.

Achei uma boa conferência, nas questões abordadas, cujo principal resumo foi, para mim: qual a estratégia de promoção do destino Madeira? como promover melhor a Madeira face aos novos desafios do cliente turístico, melhor informado e autónomo na escolha directa de destinos? qual o papel dos meios online como forma de promoção?  o que tem de melhor a Madeira para oferecer?

Quanto ao último ponto, a discussão baseou-se na estratégia a definir sobre como e o que promover na Madeira: que imagem? que palavras-chave? que produto? No essencial, os privados criticam as entidades governamentais por terem efectuado alterações de conteúdo nestes valores sem que os privados se sintam reconhecidos no novo modelo estratégico. As entidades governamentais defendem que os privados são ouvidos, nomeadamente através da Associação de Promoção da Madeira.

Neste sentido, foi muito oportuna, por resumir o essencial das oito horas de apresentações e debate, a pergunta final de Chris Blandy a Helene Mogelhoj (consultora em turismo), a quem questionou da seguinte forma (transcrição não literal):

Esta é a V Conferência e temos aqui nas mãos as conclusões das quatro anteriores (aludindo a um livro distribuído aos congressistas pela organização do evento) mas continuamos a debater o mesmo. O que indicam como solução para ultrapassarmos esta discussão? Como é que nós, agentes turísticos, promotores, operadores, governantes, sociedade interveniente, devemos sentar-nos conjuntamente e definirmos, duma vez por todas, como agir?

A resposta foi, novamente, uma série de considerandos e levantamento de dúvidas, não esclarecedores nem definitivos.

Muitos números apresentados, que não impressionaram a audiência. No entanto, a sala aplaudiu uma boa sugestão, apresentada pelo orador Tiago Silvério Marques: a criação duma escola de hotelaria de Comunicação 2.0, ou seja, exclusivamente direccionada para a Comunicação digital no sector turístico.

Uma das questões que continuo a fazer a mim própria é: porque é que uma região, que percebe que o Turismo 2.0 é o futuro, continua a fazer conferências de alto nível, onde existem todas as condições técnicas, mas sem fazer o stream directo online, existindo ferramentas gratuitas como, por exemplo, o Ustream? A organização transmitiu em directo sim, mas…na rádio, um canal que é ouvido em casa maioritariamente por pessoas idosas e que, quando ouvido no automóvel (essencial meio de utilização urbana da rádio) é interrompido a cada túnel onde se entra na maior parte da extensão viária da Madeira com maior circulação automóvel. Talvez por receio de que a sala não fique cheia pelos pagantes, o que é uma questão secundária pois as pessoas pagam para estar nestes eventos, havendo uma grande audiência que não pode estar presente, ou por questões de trabalho, ou por estarem ausentes da Madeira mas a quem interessaria seguir este tipo de debate. No mínimo, haveria uma divulgação gratuita do nome Madeira, durante oito horas, nos canais online!

No geral, uma boa conferência, com uma boa organização.

Venham os entendimentos entre as partes interessadas e as aplicações dos caminhos aflorados.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s