a propósito de ortografia antiga e Expresso

 

 

Garret Fitzgerald (1926 2011) – Expresso.pt.

Sabem quem foi Garret Fitzgerald? Eu não sabia, mas como sou curiosa, pus-me a ler o artigo de José Cutileiro, no Expresso desta semana, na coluna In Memoriam.

Gosto, em especial, de ler aqueles colunistas em que, no fim do artigo, está lá escrito “….. escreve de acordo com a antiga ortografia”. Acho piada a isto porque, pela primeira vez na minha vida, sinto-me identificada com “os antigos” porque eu também ainda assim escrevo.

Esta identificação é-me tão normal como ter passado a infância a ir à mercearia fazer as compras para a minha mãe, com a lista escrita por ela e onde me pedia “assúcar”; eu levava-lhe, sem pensar duas vezes, açúcar. A palavra já tinha sido alterada pelo acordo ortográfico de 1911, ela nasceu em 1928 e, ainda assim, a revolução gramatical ainda não a tinha convertido quando aprendeu a escrever na escola, provavelmente em 1935. Ainda hoje, aos 83 anos, lhe resta a dúvida, mas já se converteu, com o uso e a habituação à leitura.

Mas volto ao artigo do Expresso, que me fez escrever este post. Independentemente da ortografia antiga, a que nenhum reparo faço, notei que quase me faltava o ar ao ler (em silêncio) o primeiro parágrafo do artigo. Também os meus neurónios deram umas quantas voltas a mais, para apanhar os fios e meadas duma escrita que, num só parágrafo de 49 linhas, tem não sei quantas orações principais, relativas, conjuntivas e tal (nota: não sei ainda como se chamam na gramática actual).

Ora tentem lá encontrar o predicado da frase que começa o artigo, cujo sujeito é: “Garret Michael Desmond FitzGerald, (…) ” sem andarem para trás, para a frente e sem se perderem em não-sei-quantas articulações e referências.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s