esta língua que também é nossa

Li e gostei.

Artigo do Professor Adriano Moreira, titulado “A Língua Portuguesa”, na revista Nação e Defesa – tema “Segurança no Mediterrâneo”, edição nº 132, do IDN – Instituto de Defesa Nacional.

Extracto:

“É neste ponto que a importância da língua portuguesa se mostra essencial para a definição de um conceito estratégico nacional que não temos desde 1974, base de uma das janelas de liberdade e recuperação da crise que partilhamos com a Europa em particular e com o Ocidente em geral.

Comecemos por mostrar que a Inglaterra, que apropriou o maior quinhão do Império Euromundista, tem uma fragilizada Comunidade Britânica de Povoadores europeus, mas não tem uma CPLP; a França, que teve uma língua dominante e um vasto Império, tem redutos de defesa da sua presença cultural, como a Alliance Française, mas não fez emergir nenhum grande país a falar francês, e não possui uma CPLP; e Espanha, que chegou a deter o maior Império do mundo renascentista, espalhou a língua, defende a presença cultural, mas não tem uma CPLP.

O pequeno Portugal, de 92000 quilómetros quadrados, em crise financeira e económica, em debilidade da interioridade, e com o Estado a tender para exíguo, tem, ao lado da indispensável pertença à União Europeia, uma “janela de liberdade” que é a CPLP. E a trave mestra desse regionalismo é “a língua mestiça que a todos une”, e que cada membro enriquece com os valores da sua circunstância específica”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s